O encontro é promovido pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração junto a organizações populares e instituições de ensino

Por Mayra Souza

 

Na noite de 31 de julho, iniciou-se o VIII Encontro Nacional de Professores(as) e Pesquisadores(as) na Mineração, uma articulação do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) em parceria com organizações populares, instituições de ensino e colaboradores para o estudo da mineração. Esses encontros têm sido realizados desde 2015, promovendo debates acerca do problema mineral brasileiro e seus impactos socioambientais entre os movimentos sociais e as universidades brasileiras. Eles buscam se contrapor aos direcionamentos e interesses do grande capital, que financia pesquisas e editais através das mineradoras e do agronegócio.

VIII Encontro Nacional de Professores (as) e Pesquisadores (as) na Mineração. Foto: Maurício Carlos.

Para Tádzio Coelho, cientista social, professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e integrante da direção nacional do MAM, é importante que os movimentos sociais ocupem espaços acadêmicos para a construção de estudos que atendam aos interesses do povo brasileiro.

“O objetivo desse diálogo entre o campo crítico das universidades e o MAM é pensar e disputar espaço no ambiente acadêmico, o que beneficia os movimentos, pois as produções científicas ajudam a compreender o problema mineral”, explica o cientista social.

VIII Encontro Nacional de Professores (as) e Pesquisadores (as) na Mineração. Foto: Maurício Carlos.

Percebe-se a importância desses encontros pelo crescente interesse dos pesquisadores na perspectiva crítica do MAM diante do problema mineral brasileiro. Isso demonstra como as trocas entre o espaço acadêmico e os movimentos sociais podem gerar bons resultados. Tádzio também comenta que nas universidades existem grupos de pesquisa e programas que visam atender aos interesses do povo brasileiro, e essa confluência possibilita várias iniciativas que resultam em publicações importantes, como o dicionário crítico da mineração, formulado durante os encontros dos pesquisadores ao longo dos anos, e as jornadas universitárias de debates na mineração.


VIII Encontro Nacional de Professores (as) e Pesquisadores (as) na Mineração. Foto: Maurício Carlos.

O retorno aos módulos presenciais permitiu retomar algumas propostas pensadas no ano passado. Neste ano, o encontro termina no dia 2, e entre as atividades programadas estão debates sobre mineração e seus impactos na saúde dos territórios, mineração em territórios indígenas, renda mineral e os desafios para o controle social, além do lançamento de livros que são resultados de encontros anteriores.

Saiba mais sobre os livros que serão lançados

Mineração em TI’s: Desenvolvimento para quem?
Suzi Huff Theodoro, Ana Paula Justo, Caroline Siqueira Gomide, Luciana Gonçalves Tibiriçá e Luiza Coimbra de Oliveira

O livro discute os conflitos decorrentes da busca pela expansão da fronteira mineral em Territórios Indígenas, o qual apresenta os dados relativos aos requerimentos minerados protocolados na Agência Nacional de Mineração (ANM) em sobreposição ou intersecção com esses territórios. Aborda ,também os aspectos legais, em especial o embates relativos à regulamentação do Artigo 231 da confederação Nacional de 1988 na qual regulamenta que os povos indígenas são reconhecidos na sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalme
nte ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

 

O Deus de ferro e a excomunhão da América Latina: mineração transnacional, lutas e resistências sociais na Amazônia
Joyce Ikeda

O livro busca analisar a mineração transnacional, seus impactos socioambientais, políticos e econômicos na Amazônia, bem como identificar as práticas de resistência das lutas populares de enfrentamento aos imperativos do grande capital. De base epistemológica marxista, a interpretação dos dados e das informações levantadas deu-se a partir do reconhecimento das contradições inerentes à sociabilidade capitalista. A análise traz textos de Carlos Drummond de Andrade, devido à relação pessoal do poeta com a atividade de mineração e a influência da atividade em seus escritos. Sob o título: O Deus de ferro e a excomunhão da América Latina: mineração transnacional, lutas e resistências sociais na Amazônia, o livro traz um panorama da mineração transnacional na Amazônia paraense e mostra as particularidades socioambientais e os efeitos da exploração mineral na região, especificamente, nos municípios de Canaã dos Carajás e Barcarena.

 

O Problema Mineral no Ceará Vol. 1 – Onde não tem mineração no Ceará?
Erivan Silva e Pedro D’Andrea

A publicação “O Problema Mineral no Ceará” aborda a questão da mineração no estado e os desafios enfrentados na construção de um novo modelo para essa atividade no país. No estado do Ceará, a história da mineração remonta a 1934, e sua dinâmica de acumulação tem se intensificado financeiramente, causando impactos territoriais e sociais. Diante disso, é necessário formular e implementar políticas que abordem estruturalmente o problema mineral e proponham um novo modelo de mineração comprometido com a soberania nacional e um projeto popular. A coleção tem como objetivo promover o debate sobre a mineração no Ceará, envolvendo organizações, movimentos, sindicatos e universidades locais na formulação desse novo modelo.

 

Política Selvagem
Jean Tible

“Política Selvagem” de Jean Tible é um envolvente “arrastão” rebelde que explora movimentos sociais com leveza e graça. O autor foge da seriedade acadêmica, levando o leitor a uma jornada única pelos feminismos, movimento negro, LGBT, indígenas, quilombolas, entre outros. Referências a Zé Celso, Baldwin e subcomandante Marcos enriquecem a obra. A abordagem afetiva e jocosa cativa, enquanto a coragem em desafiar discursos políticos convencionais e evitar a tristeza politiqueira impressiona. Destacam-se análises do movimento negro nos EUA, operaismo na Itália, mobilização indígena e antecedentes do junho de 2013.

 

VIII Encontro Nacional de Professores (as) e Pesquisadores (as) na Mineração. Foto: Maurício Carlos.

Confira as publicações aqui.