O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem a honra de anunciar o lançamento do livro “O Problema Mineral no Ceará – Vol 1: Onde Não Tem Mineração no Ceará?”. O evento acontecerá no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no dia 23 de novembro de 2023.

O livro, escrito por Erivan Silva e Pedro D’ Andrea, membros da Direção Nacional do MAM, é o primeiro volume da coleção “O Problema Mineral Cearense”. A obra busca sistematizar as formulações acerca do Problema Mineral Brasileiro, especificamente no contexto do Ceará, destacando os desafios enfrentados pela população diante da expansão acelerada do setor mineral no estado.

Pedro D’Andrea, dirigente nacional do MAM e um dos organizadores da coleção, destaca a importância da obra, afirmando: “Este primeiro volume da coleção deverá cumprir três objetivos centrais: ser um material produzido pelo Movimento para a classe trabalhadora, universidades e comunidades, demonstrar a importância das universidades cearenses em colocar definitivamente a mineração como agenda de pesquisa, e compartilhar ideias para disputar a subjetividade da classe trabalhadora historicamente capturada pelo capital mineral.”

A coleção “O Problema Mineral Cearense” questiona a presença da mineração no estado do Ceará, explorando desde o litoral ao sertão, de leste a oeste, os desafios e impactos desse setor. A obra apresenta uma análise crítica da inserção do Brasil na divisão internacional do trabalho, destacando as contradições do modelo de mineração, que concentra grandes proporções de terra, água, subsolo e trabalho precarizado.

A publicação aborda diversas discussões fundamentais relacionadas ao setor mineral no Ceará, fornecendo uma análise abrangente e crítica. Examina a dinâmica histórica da mineração no estado, destacando as transformações e impactos ao longo das décadas. Além disso, explora a interseção entre o setor mineral e a crise sanitária, especialmente durante a pandemia de Covid-19, evidenciando as complexas ramificações dessa relação.

O texto também discute o impacto socioeconômico do setor, enfocando questões como o aumento do preço dos minérios e a desvalorização da moeda, assim como a concentração de renda e a precarização do trabalho no âmbito da mineração. Ao abordar os conflitos por água relacionados à atividade mineradora, o livro lança luz sobre as questões ambientais e sociais inerentes a essa indústria. Além disso, destaca o papel crucial das universidades na pesquisa e formulação de um novo modelo de mineração mais sustentável e socialmente responsável.

Detalhes do Lançamento:

Nome do Livro: O Problema Mineral no Ceará – Vol 1: Onde Não Tem Mineração no Ceará?

Realização: MAM e Fiocruz

Data: 23 de novembro de 2023

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica, Fortaleza – CE, 60040-531

Mesa: Ary Miranda (Médico, professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz), Patrícia Gomes (Militante do MAM, Assentamento Queimadas – Santa Quitéria-CE), Erivan Silva (Coordenação Nacional do MAM, graduado em Ciências Sociais e Mestre em Geografia)

Para mais informações, entre em contato com nossa Assessoria de Comunicação no número: (91)980879591

Publicação em PDF: https://drive.google.com/file/d/1xYk5uipsaMgrRSTJn18eD4MDEiXfOD8D/view?usp=sharing

 

Movimento pela Soberania Popular na Mineração