Andalgalá está localizado na província de Catamarca, ao noroeste da Argentina. É lá que um projeto mineral de morte tira, há muito tempo, o sono do seu povo. Alumbrera foi descoberto em 1995 e foi, por anos, o maior projeto mineiro à céu aberto da Argentina. Com o discurso comum de que levaria o progresso para o povoado, o munícipio de cerca de 17 mil habitantes viu suas terras ruírem tornando-se a região mais empobrecida do país.

Com rios secos, comunidades desaparecidas e muitos casos de câncer de pulmão, a população se organizou para barrar a retomada desse projeto que, em 2010, reapareceu com outro nome – o Água Rica. Este é um projeto de exploração de ouro, cobre e prata. Se isso tira o sono do povo, causa-lhe ainda mais indignação e resistência contra esse modelo de desenvolvimento e luta pela permanência no território livre de mineração.

Em 2010 conformou-se naquela região, no município de Andalgalá, a “Asamblea el Algarrobo” que bloqueou a passagem das máquinas até a montanha. Por conta do conflito que isso gerou, a mineradora parou o projeto temporariamente, pois a empresa permanece lá até hoje, mudando apenas de nome – Mara – mas com as mesmas ações de coação e mentiras.

Desde esse acontecimento, todos os sábados, faça chuva ou faça sol, o povo se organiza e realiza manifestações contra o projeto de destruição e de morte que quer, por fim e por força, instalar-se naquele povoado, mesmo sem o consentimento do seu povo.

Repudiamos a retomada das atividades da empresa, sobretudo durante a pandemia, pois mesmo com muita resistência, a mineradora subiu às montanhas através de outro município, em um ato ilegal.

São 11 anos de luta, 11 anos de caminhadas, 11 anos de repressão, 11 anos de resistência permanente contra a megamineração que provoca destruição, saques e mortes.

Nós, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM, do Brasil, nos somamos à luta dos irmãos argentinos e irmãs argentinas, nos inspiramos em suas lutas e resistências e seguiremos de mãos dadas contra o saque dos nossos minérios.

Secretaria Nacional do MAM

Abril de 2021, Marabá (Pará, Amazônia, Brasil).