“Quando um governo prejudica
a vida dos filhos de Deus,
a Igreja tem que denunciar”.
(Dom André de Witte)

O Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – MAM vem por meio dessa nota se solidarizar com todos os familiares, amigos(as), companheiros(as) do nosso bom pastor Dom André de Witte, bispo emérito da Diocese de Ruy Barbosa e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Natural da Bélgica, Dom André chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1976 para trabalhar na Diocese de Alagoinhas, na Bahia, e em 1994 foi ordenado o quarto bispo da Diocese de Ruy Barbosa, também no Estado. Pelos seus serviços prestados junto aos mais pobres, foi eleito vice-presidente da CPT durante a XXVII Assembleia Geral da Pastoral, realizada em março de 2015. Em abril de 2020, o Papa Francisco atendeu o seu pedido de renúncia do governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa e, com a decisão, Dom André tornou-se bispo emérito de Ruy Barbosa. Foi eleito, entre 06 e 08 de abril de 2021, presidente da Comissão Pastoral da Terra na XXXIII Assembleia Nacional da CPT.

Dedicou sua vida à luta dos mais pobres mantendo firme ao evangelho libertador e, por isso, em luta contra todas as formas de injustiças. Sempre muito sereno, humilde e sábio, confrontou muitos interesses poderosos e não hesitou da sua missão de bom pastor. Nos últimos anos, em especial pela convivência com inúmeros conflitos com a mineração, vinha dedicando-se a fortalecer dentro da Igreja uma resistência ao desenvolvimento mineral intensivo e degradante e em defesa da casa comum, como nos ensina Papa Francisco.

A partida de Dom André é a passagem de um lutador do povo, fiel ao evangelho da vida e que doou o seu tempo na luta por justiça e dignidade. Que a sua paciência inteligente, sempre aberto à escuta, sua disposição em estar junto aos mais pobres e sua sede de justiça sigam alimentando a nossa rebeldia necessária.

Dom André faz parte dos imprescindíveis e, por isso, está eternizado nas nossas memórias e deve inspirar nossa prática enquanto agentes de transformação e de construção de um mundo novo.