Estamos vivendo neste momento o segundo turno das eleições municipais em várias capitais e cidades do Brasil. A militância do MAM se envolveu fortemente no processo eleitoral do primeiro turno, apoiando candidaturas de esquerda e comprometidas com a construção de um novo modelo mineral no Brasil.

As eleições municipais deste ano foram as primeiras após a vitória de Bolsonaro e a materialização do avanço da extrema direita em espaços institucionais no Brasil. O desafio colocado de uma maior união de partidos à esquerda não se materializou, em grande parte dos estados, em alianças já no primeiro turno. Mas é fundamental nos somarmos aos esforços de que as alianças entre o campo progressista sejam estabelecidas, e que consigamos impedir um maior avanço da direita neste pleito.

Convocamos a militância e parceiros (as) do MAM a se somarem na luta deste segundo turno, trabalhando para a eleição de candidatos(as) de esquerda e comprometidos(as) com a vida do povo. Destacamos as candidaturas que já estamos envolvidos: Guilherme Boulos (PSOL-SP) em São Paulo, Manuela D´Ávila (PC do B-RS) em Porto Alegre, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) em Belém, Margarida Salomão (PT-MG) em Juiz de Fora, Zé Raimundo (PT-BA) em Vitória da Conquista e Maria do Carmo (PT-PA) em Santarém.

A vitória de candidaturas municipais à esquerda será fundamental para a política brasileira nestes próximos anos. E é central derrotarmos candidatos alinhados com o bolsonarismo e com a política neoliberal.

Direção Nacional do MAM
23 de novembro de 2020