Moradores de Viçosa (MG) interditam agora uma das principais avenidas da cidade, cobrando providências da mineradora ZMM, do Executivo e do Legislativo sobre regulamentação municipal dos impactos da circulação das carretas de minério no município

Desde agosto de 2019, Viçosa e toda região tem sofrido o impacto do intenso fluxo de carretas que transportam minério de ferro para a empresa Zona da Mata Mineração (ZMM). São cerca de 100 carretas por dia a serviço da mineradora trafegando pela cidade, gerando transtorno e insegurança para os moradores, que passaram a conviver com o barulho das carretas durante o dia, a noite e a madrugada.

Os moradores alertam para o impacto causado nas vias públicas e nos edifícios, já que as construções não têm estrutura adequada para suportar esse fluxo. A rota que está sendo utilizada não foi aprovada em licenciamento ambiental pelos órgãos responsáveis, tendo em vista que a ZMM não apresentou rota de escoamento quando obteve as autorizações necessárias para operação.

A população exige que seja interrompido o tráfego de carretas por Viçosa e seja apresentado projeto de lei municipal para regulamentar os impactos ambientais da circulação de carretas, levando em conta o Código de Posturas do Município e disciplinando horário, fluxo e região para o tráfego de carretas. Os moradores solicitam também que seja convocada audiência pública com a presença dos órgãos ambientais que emitiram as licenças de operação da ZMM, para que seja esclarecido o motivo de não haver rota de escoamento planejada no projeto de extração mineral apresentado pela empresa.