Mais uma vez a Vale comete crime na região da Mina Tamanduá, localizada no município de Catas Altas- MG, desrespeitando toda a comunidade. Desde o último fim de semana, a mineradora realiza intervenções criminosas próximas ao distrito do Morro D’água Quente, em especial nas áreas conhecidas como Lagoa Azul e Barragem do Mosquito.

As intervenções na Lagoa Azul foram feitas sem nenhuma autorização dos órgãos legais e traz consequências graves para a região, como o assoreamento da barragem do Mosquito e a mortandade de peixes. Moradores da região ficaram assustados com a coloração da água da barragem, que estava nitidamente assoreada devido às intervenções com máquinas na Lagoa Azul.

Na barragem do Mosquito a Vale tem, sistematicamente, violado os direitos da comunidade. A barragem é um local do povo, que antes da pandemia da Covid-19 usufruíam do local para lazer, prática de esportes, pesca e encontros. Desde o início deste ano a mineradora tenta proibir as pessoas de desfrutarem da barragem, colocando vigias no local e chamando a polícia militar para confrontar os moradores.

Na manhã de hoje, a comunidade foi surpreendida com novas obras na barragem e uma intensa movimentação de trabalhadores e maquinários. As obras aglomeram pessoas e aumentam o risco de propagação do coronavírus no Morro D’água Quente. Denunciamos essa postura da Vale de realizar intervenções na barragem sem o consentimento da comunidade e queremos deixar claro mais uma vez: a barragem é do povo! A Vale não tem o direito de intervir na barragem sem autorização da comunidade e, muito menos, tentar inibir o uso do local pelas pessoas.

Além disso, a Vale é a responsável pela propagação do coronavírus em Catas Altas e região. Mesmo com a pandemia ela não suspendeu suas atividades e a maioria dos casos confirmados são de pessoas ligadas à mineração. Manifestamos nossa solidariedade aos trabalhadores infectados e reforçamos nossa reivindicação pela suspensão das operações durante a pandemia, com a manutenção dos empregos e pagamentos integrais dos salários e benefícios para os empregados diretos e terceirizados.

#AbarragemÉdoPovo