Durante os dias 1 a 5 de outubro de 2017 o Rio de Janeiro receberá o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens. Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o evento reunirá milhares de atingidos e atingidas por barragens de todas as regiões do Brasil.

Compreendendo a importância política do Encontro, o MAM saúda o MAB pela realização do Encontro. Confira a Carta abaixo:

Carta de saudação do MAM ao 8º Encontro Nacional do MAB

Camaradas de alta luz!

É com imensa alegria que nós, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), saudamos 8º Encontro Nacional do MAB. Saudamos seus participantes, mulheres, homens e crianças!

Sabemos que este Encontro se inscreve num daqueles esforços incansáveis do povo brasileiro para garantir seus direitos e é ao mesmo tempo um gesto pedagógico de luta e reflexão para as os dias atuais para as outras organizações e para a sociedade. É, sobretudo, a confirmação da assertiva histórica do MAB em sua estratégia mobilizadora, por um outro modelo energético, soberano e popular.

Este Encontro e os objetivos que se propõe revela ainda algo bem maior que lhe assegura importância, o intenso e dedicado trabalho de base da militância, da organização. Por isso, vimos o esforço empenhado pela sua militância, por todos os
quadrantes do país, como algo inspirador, convicto de que não há debate estratégico sem trabalho organizativo.

Saudamos o Encontro que se realiza pela rebeldia, num tempo difícil como esse que qualquer tomada de decisão se torna um risco, instruí-nos de que não há tempo difícil para uma organização que sabe o seu lugar político na luta de classes do Brasil!

Por estes dias vocês serão na cidade do Rio de Janeiro (cidade símbolo do capital e da barbárie social) a nossa voz, o nosso exemplo e a nossa disposição para atravessar a barbárie do capital, elevando com disposição política o debate que outrora se faz necessário. É preciso ser intransigente, como nos legou Florestan Fernandes: “Contra a
intolerância dos ricos a intransigência dos pobres”!

O MAB é muito importante para a luta política no Brasil e o seu Encontro revela o alcance da sua pedagogia!

Avante!

Secretaria Operativa do MAM
30 de setembro de 2017

São Paulo – SP – Brasil