A Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro realizou nesta terça-feira, dia 08, uma Assembleia Popular no povoado de Santa Bárbara para debater o modelo de mineração adotado pelo Estado brasileiro e os impactos do avanço da exploração de bauxita na região.

Cerca de 50 pessoas participaram da Assembleia. A comunidade de Santa Bárbara, assim como outras comunidades rurais de Miradouro, está ameaçada pelo avanço da mineradora Companhia Brasileira de Alumínio (CBA/Votorantim) que pretende extrair bauxita na região. Durante o espaço os participantes puderam fazer questionamentos, tirar dúvidas, participar e contribuir na formulação de uma tática para impedir o avanço da empresa.

Para Fernanda Oliveira, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Miradouro, a Assembleia cumpriu o objetivo. “A assembleia é um processo importante de mobilização e ampliação da consciência do povo. Pudemos fazer formação e organizar nosso time para derrotar o inimigo. Nossa região é terra para agricultura, para conservação e turismo, não é espaço para mineradora, por isso, reivindicamos coletivamente que a região seja demarcada como território livre de mineração”, reivindica Oliveira.

A realização das Assembleias Populares são uma iniciativa do Movimento Pela Soberania Popular da Mineração (MAM), juntamente com outras organizações populares, sindicais e pastorais. Nesta quarta, 09, será realizada uma Assembleia Popular na comunidade de Monte Alverne, em Miradouro.