Audiência pública sobre a expansão denominada Etapa 3 do Projeto Minas-Rio da Anglo American é cancelada

Moradores de comunidades atingidas entraram com uma ação popular para cancelamento da audiência que seria realizada no dia 11 de abril, pedido que foi acatado pela Juíza da Vara Única do Serro na tarde de ontem.
A instalação e operação do empreendimento tem sido marcados por inúmeras violações ao longo dos anos, com a destruição irreversível de toda uma região e mudança de todo o modo de vida das comunidades atingidas.
O descumprimento das condicionantes e a falta de um processo de fato democrático tem pautado esse projeto desde os seus primeiros tempos. E esta expansão aprofundará esse cenário, pois prevê a ampliação da produção, aumento da cava, do volume de rejeitos, construção de mais diques sem reconhecer comunidades inteiras que serão profundamente impactadas. E tudo isso sem ouvir devidamente os moradores das comunidades e sem incorporar as dezenas de condicionantes de etapas passadas.

Moradores aguardam resultado de ação popular que pediu cancelamento da audiência pública
Essa é uma importante vitória durante o processo de licenciamento, mas que é fruto de muitos anos de luta dos atingidos. Como nos narra a Vanessa Rosa Santos, atingida da comunidade de Cabeceira do Turco: “Essa vitória é de toda a comunidade, de todos que estavam envolvidos no processo. A comunidade está cansada de escutar ‘não, não, não’ e agora que a gente se uniu mesmo veio o tão esperado ‘sim’ porque pra nós de pelo menos parar essa audiência hoje é uma grande vitória, uma grande vitória mesmo. A gente vem sofrendo tantas violações de direitos, tanta tristeza ao ver as comunidades do jeito em que estão, abandonadas, as autoridades parecem estar corrompidas, não querem saber de nada… aí veio essa anulação. Então é felicidade mesmo, por mim e pela comunidade!”
A empresa agora busca incitar moradores de Conceição do Mato Dentro que apoiam a empresa contra os moradores que foram os autores dessa histórica ação. Toda solidariedade a estes incansáveis lutadores!
Sabemos que a empresa não vai parar esse furor destrutivo e que o Estado de Minas Gerais segue sendo absolutamente submisso ao interesse das mineradoras. Mas este é um momento de celebração da luta coletiva e de solidariedade profunda aos atingidos que tiveram a coragem de assinar essa ação.