Aconteceu na noite da última segunda-feira (30) uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que debateu o Projeto Mina Guaíba da mineradora Copelmi, que pretende implantar uma mina de carvão a céu aberto na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Michele Ramos, da coordenação nacional do MAM, apresentou argumentos contrários à instalação do projeto.

A área pretendida ocupa cerca de 5 mil hectares localizada a menos de 2 km do Delta do Jacuí e a 16 km do Centro Histórico de Porto Alegre. O projeto pode colocar em risco o abastecimento de água e qualidade do ar da região metropolitana da capital gaúcha.

Os participantes da audiência pautaram pedidos à Fepam (órgão ambiental licenciador) de uma Audiência Pública oficial no processo licenciamento no município de Porto Alegre. Isto significaria o reconhecimento que Porto Alegre e demais municípios da região metropolitana seriam de fato impactados pelo projeto de mineração, um total de de 4,6 milhões de pessoas.

O debate sobre o projeto da Copelmi necessita ser ampliado. A população da região metropolitana de Porto Alegre precisa ter o direito às informações corretas, da existência de um projeto altamente poluidor na região.