O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) realiza, entre os dias 24 e 28 de agosto, o seu segundo encontro nacional em Fortaleza (CE), reunindo militantes, organizações e movimentos sociais de todas as regiões do Brasil, afetados pelo problema mineral brasileiro.
Com o Lema “Lutar pelo Território, Controlar o Subsolo”, o movimento pretende discutir os dilemas impostos pelo modelo mineral brasileiro provocando distúrbios na economia,na natureza, no consumo e nas dinâmicas trabalhistas no Brasil e no mundo. Além dos debates sobre Territórios Livres de Mineração e Democratização da renda mineral, a organização também vai trazer propostas frente aos modelos de transição energética que acentuam a espoliação mineral sem resolver as crises climáticas que assolam o mundo.
Durante todo o Encontro haverá a cobertura através das redes sociais do MAM e da Rádio Soberania FM, um espaço de diálogo, histórias, resistências e ancestralidade, que reunirá povos das comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, juntamente com o povo da cidade e movimentos sociais, comprometidos com a defesa dos territórios e da vida.
Também como ponto fundamental de discussão e pauta da sociedade, entre os dias 25 e 27 de agosto, ocorrerá a Feira Cultural da Agrobiodiversidade do MAM. Organizada pelo Coletivo de Produção do movimento, a feira objetiva valorizar os potenciais dos territórios em suas várias expressões: agricultura familiar, agroindústria, arte e cultura popular – indígenas, comunidades tradicionais, assentados da Reforma Agrária e pescadores, todos unidos pela defesa dos seus modos de vida e por Territórios Livres de Mineração.
Acompanhe a cobertura completa do II Encontro Nacional do MAM:
Instagram: www.instagram.com/mam.nacional
Nas Ondas do MAM – frequência 104.0 Mhz
Webradio Soberania FM: https://zeno.fm/radio/soberania-fm-104
Movimento pela Soberania Popular na Mineração
Comentários