Desde sua formação, Minas Gerais tem sido palco emblemático da super exploração da natureza e da classe trabalhadora que vem sendo provocada pelos barões do minério em toda a América Latina desde o dito descobrimento. Seja no Brasil colônia ou no sistema mundo moderno-colonial que rege a atual fase do capitalismo, a mineração tem sido carro-chefe das investidas feitas pelo Capital em Minas Gerais.

O Estado, por sua vez, vem se colocando como subserviente aos interesses da indústria extrativa mineral, isentando impostos, facilitando a obtenção de licenças diversas, investindo em infraestrutura para viabilizar projetos de mineração, não cobrando a reparação devida pelos crimes socioambientais provocados pelas empresas, entre muitas outras coisas. É partindo desta leitura que o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) é criado em Minas Gerais, no ano de 2012.

Nascemos da necessidade de uma profunda alteração no modelo de mineração que historicamente vem sendo empregado no Brasil, com a centralidade da mudança passando pelas mãos dos homens e mulheres, indígenas, camponesas, quilombolas, moradores de centros urbanos, pescadores, ribeirinhos, geraizeiros etc. que vêm sendo impactados pelas minas, ferrovias, barragens de rejeitos, pilhas de estéril e muitas outras estruturas do projeto de morte que a mineração tem tocado em Minas Gerais.

Nosso horizonte é a constituição de territórios livres de mineração, a reparação integral para as comunidades atingidas pela mineração, uma profunda reforma do Estado e da legislação no que diz respeito ao controle e a regulação da atividade mineral, maior controle social sobre os bens minerais, entre diversas outras pautas e reivindicações que o MAM vem construindo com o povo ao longo de seus 11 anos.

É a partir daí que faremos nosso 1º Encontro Estadual em Minas Gerais, entre os dias 08 e 11 de junho de 2023, para organizar o povo, qualificar a leitura, aprofundar a resistência e trilhar os caminhos para construir um futuro para Minas Gerais com TERRITÓRIOS LIVRES, CONTROLE SOCIAL E SOBERANIA POPULAR NA MINERAÇÃO.

POR UM PAÍS SOBERANO E SÉRIO, CONTRA O SAQUE DOS NOSSOS MINÉRIOS!