No mesmo dia em que reportagem apurou o interesse da Vale em patrocinar o América, o Atlético e o Cruzeiro, principais clubes do futebol mineiro, barragens de rejeitos em Nova Lima e Ouro Preto entraram no nível 1 de emergência, trazendo medo às comunidades desses municípios. Ainda são muitas as famílias evacuadas de suas casas devido ao risco de rompimento de barragem em outros municípios.

A Vale tem se dedicado a tentar melhorar sua imagem pública com investimentos nos mais diversos tipos de propaganda, com um esforço de se passar como uma empresa cidadã, escondendo ou querendo fazer que esqueçamos seus crimes e assassinatos recentes. Ao mesmo tempo, a Vale mantém suas operações em vários municípios mineiros, o que tem agravado o risco à saúde dos trabalhadores e comunidades, visto que em todas as cidades onde a mineradora possui atuação os números de casos confirmados e mortes por coronavírus aumenta vertiginosamente.

Perguntamos: como é possível que uma empresa responsável pela potencialização da disseminação da Covid-19 e por tantas mortes em Brumadinho e Mariana possa publicitar sua marca em instituições que o povo mineiro tanto ama?

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) denuncia o discurso falsamente humanitário da Vale que busca esconder sua postura violadora dos direitos dos trabalhadores e repudia a tentativa da empresa de patrocinar os principais clubes do futebol mineiro. Nossas camisas não serão manchadas por essa mineradora que tem sangue e destruição em suas mãos. Fora Vale!