O Movimento pela soberania Popular na Mineração (MAM) organizou nesse último domingo, 22 de abril, um encontro com jovens em Paula Cândido- MG. A construção da atividade contou com a contribuição de diversas pessoas que se dividiram entre as tarefas de mobilização, metodologia e estrutura. Desde 2011 os habitantes de Paula Candido compõem uma resistência regional organizada contra a implantação do mineroduto da multinacional Ferrous Resources, que transportaria minério de ferro a partir de Congonhas- MG até o porto em Presidente Kenedy-ES. A luta das comunidades e diversos atores sociais, através da Campanha Pelas Águas Contra o Mineroduto da Ferrous, resultou na vitória popular contra esse projeto, contudo a população segue organizada em resistência ao modelo de mineração vigente no país.

O encontro começou com exercícios teatrais, ministrado pelos parceiros do Levante Popular da Juventude. Através da oficina foram trabalhadas habilidades como coordenação motora, noções de espaço e trabalho em equipe. Em um segundo momento, apresentou-se vídeos que mostram os impactos da mineração e o recente rompimento, em Santo Antônio do Grama, do maior mineroduto do mundo pertencente à empresa Anglo American, confirmando o alto grau de letalidade do modal de escoamento denunciado anteriormente pelo MAM e pela Campanha Pelas Águas.

Além disso, foi feita a exposição de fotos que marcam a memória coletiva da luta no território. Entre as imagens temos manifestações de rua, batucada, apresentações culturais e Assembleias Populares. Raiara Pires, militante do MAM ressalta: “Barramos o mineroduto, mas a luta continua para mudar a forma antidemocrática em que a o politica mineral é realizada no país. Tragédias como as que ocorrem em Mariana, Barcarena e mais recentemente em Santo Antônio do grama, não são casos isolados, são na verdade fruto de um modelo predatório e subordinado de mineração. Reivindicamos que o povo possa decidir como e onde minerar, decidir sobre as taxas e ritmos de exploração, decidir o destino dos lucros produzidos com a extração do bem natural, e ainda que as comunidades tenham direito de consentimento ou veto da mineração em seu território.”

Foi tirado de encaminhamento da reunião a realização de mais encontros e oficinais como muralismo, batucada e teatro. O outro compromisso é que a juventude da região irá participar no I Encontro Nacional do MAM, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio em Parauapebas-PA. A juventude de Minas Gerais irá se às juventudes do MAM das demais regiões na construção de um novo modelo mineral e de outra sociedade no Brasil!

 

 

#RumoAoEncontroNacional

#JuventudeEmLuta